sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Atividades para o desenvolvimento motor na Educação Infantil .













 Como trabalho com a educação infantil andei pesquisando algumas atividades para o desenvolvimento motor amplo. Sei da importância de se estar desenvolvendo na rotina diária escolar esse tipo de atividade. Gostei dessa que coloquei como sugestão porque sãoatividades descontraídas, animadas e bem desenvolvidas.


A TODA VELOCIDADE


Objetivos:
- Seguir a trajetória de uma bola.
- Estimular a capacidade de atenção e reação.
- Respeitar a vez de atuação.


Material: Bolas ou bambolês de tamanho grande.


Duração: 15 minutos.


Desenvolvimento da atividade: Organizam-se cinco grupos, e cada grupo formará uma fila como se fosse um trem. Cada trem terá uma bola ou um bambolê. O primeiro do trem lançará a bola ou o bambolê tão longe quanto possível. Imediatamente correrá com toda a velocidade atrás do material, tentando superar a trajetória, ou seja, começará a correr atrás do material e acabará a corrida diante do mesmo. Pegará o material, entregando-o para o seguinte.


CABEREMOS OS DOIS


Objetivos:
- Localizar espaços vazios ou livres.
- Discriminar tamanhos e distâncias para antecipar a ação.


Material: Papel de jornal com folhas duplas e cortadas pela metade.


Duração: 5 minutos.


Desenvolvimento: Distribuem-se por toda a sala, folhas de jornal suficientes para todo o grupo caiba sobre elas. Em torno dos jornais deve haver bastante espaço para que o grupo possa deslocar-se confortavelmente, sem pisá-las. As crianças colocam-se uma a uma sobre as folhas cortadas, e de duas em duas sobre as folhas duplas. Estabelecem-se dois sinais, que poderiam ser: uma música e dois toques de pandeiro. Durante a música, as crianças se deslocarão livremente por fora do papel, pulando sem pisar nas folhas. Quando ouvirem o pandeiro, as crianças deverão colocar-se sobre uma folha de papel de jornal. Nas folhas duplas caberão duas crianças, e nas cortadas somente uma.




ARRASTAR


Objetivos:
- Sensação de força e de força de vontade para o movimento.
- Organização e coordenação de esforços para a resolução de problemas motores.


Material: Cordas e pneus.


Duração: 15 minutos.


Desenvolvimento: Após delimitar o espaço de ação, será permitida a formação livre de grupos, conforme os interesses e as afinidades. É conveniente apresentar o material no centro para que o acesso seja fácil. Cada criança receberá uma corda. A atividade iniciará livremente, ajudando ou intervindo naqueles grupos que surgirem ou que considerarem necessário. É importante fomentar o uso das cordas sem nós. Observar se as crianças conseguiram passar a corda sobre os pneus e permitir que sentem nos pneus para que sejam arrastadas como se o pneu fosse um carrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário